Pão Roginho: quase italiano
Posted on
novembro 30, 2007 by
Alroger Filho
- 2/3 Copo Leite
- 1/2 Copo Cerveja Skol/Antarctica.
- 1 Kg de Farinha de trigo (vai sobrar).
- 15g de fermento biológico.
- 2 colheres de manteiga com sal.
- 1/2 colher de pimenta do reino.
- 1 colher de açúcar.
- 1 colher de sal.
- Comece colocando na batedeira o fermento, o açúcar e manteiga. Adicione o leite quente e mexa para derreter a manteiga e fermento. Deixe fermentar um pouco…
- …enquanto isso peneire 1/2Kg ou um pouco mais de farinha de trigo com a pimenta do reino.
- Comece a bater a mistura, adicionando a farinha aos poucos. Quando começar a grudar na batedeira, adicione a cerveja morna e o sal (o sal no inicio pode atrapalhar a fermentação com o leite). Volte a adicionar a farinha até onde a batedeira aguentar, formando uma massa lisa, homogênea e densa.
- Quando a batedeira não der mais conta (quem me dera ter uma Planetário profissional), desligue, retire tudo e coloque na mesa, adicionando farinha na mão aos poucos, sovando a massa ate que ela pare de grudar na mesa e nas mãos.
- Forme uma bola de massa, cubra com pano e coloque dentro do forno desligado para fermentar durante uns 40 minutos.
- Depois de praticamente dobrar de tamanho, divida a massa, e forme 2 bolas homogêneas, passando mais farinha conforme necessário para não grudar.
- Agora unte 2 assadeiras com azeite jogando farinha por cima. Coloque 1 bola em cada assadeira, cubra com pano e deixe novamente no forno desligado por mais 30 minutos fermentando.
- Remova as assadeiras do forno e ligue ele para pré-aquecer uns 5 minutos.
- Passe com uma papel toalha um pouco de agua gelada sobre as bolas, para fazer uma casca crocante e faça um fino e pequeno corte em X (ou qualquer outra invenção) no topo das bolas. Elas ainda crescerão no forno, o X serve para “guiar” essa expansão e formar rachaduras tipo pão italiano. Coloque algumas gotas de azeite no meio do X e leve ao forno, deixando em fogo baixo assando bem devagar para não queimar por fora e deixar crú por dentro, mais ou menos 45 minutos.
- Quando achar que estiver crocante por fora está pronto. Basta desligar o forno e deixar os pães ainda no forno até completar os 45mins ou 1 hora.
- Polvilhe um pouco da farinha por cima para dar um charme e sirva quentinho!
Dicas e Recomendações:
- Paciência é um virtude!
- Pelo menos na primeira vez, preste atenção, sinta o cheiro, observe a evolução. Sim você pode abrir o forno, inclusive para não deixar assar muito rápido. Ele continua fermentando…
- Deixe sempre o sal para o final. Regra geral! Neste caso, o açúcar ajuda a fermentar, o sal retarda a fermentação!
- Até onde experimentei, quanto mais deixar a massa descansando e fermentando, melhor. Os tempos sugeridos acima são os mínimos recomendados.
- Tá bom, você está imaginando aquele pequeno pão italiano individual para fazer suas experiências ou colocar sua sopa dentro… então pode dividir um dos pães em 2. Asse o maior em cima, e os menores embaixo (assam mais rápido e podem queimar embaixo).
Substituições e experiências:
- Na verdade esta receita já foi adaptada para uma experiência do dia a dia. Na primeira, que também recomendo, foi usada 1 colher de levedo de cerveja em pó e um pouco mais de leite, ao invéz do copo de cerveja. Mas em caso de emergência, na casa da sogra, já fiz a adaptação.
- Experimente adicionando Polvilho Azedo a farinha para deixar um pouquinho mais azedo. Tentativa de deixar mais parecido com os pães Italianos.
- Ovos! Experimente com 1 ovo ao bater a mistura. Experimente a receita com mais açúcar, sem sal e sem pimenta do reino, pincelando ovo e açúcar em cima – pão doce!
- Já fiz um pão doce e roxo, seguindo as dicas acima e batendo o leite com amoras! (e a manteiga sem sal derretendo em cima…)
- Não tem azeite? Recomendo óleo de Canola. Não gosto de oelo de soja.
Observações:
- Gente, o pão italiano é muito mais trabalhoso que isso. Pra ficar com aquele gostinho azedinho e tudo mais ele precisa de uma fermentação natural, demorada e forte.
- Eu também não imaginava, mas o pão italiano contém uma boa quantidade de pimenta do reino. Mas cuidado para não exagerar!
- Esta receita saiu de minhas tentativas instintivas de fazer um pão italiano, que adoro. Depois de tentar e tentar, pesquisei e li a respeito. Não é nada fácil de se fazer em casa. Quando eu fizer, compartilharei minha experiência por aqui!
Alroger Filho (Roginho)
nnnn
mmmmmmmmmmmmmm